Pular para o conteúdo
Brasil 360 » Dicas » Carteira de Trabalho Digital – Baixar e Instalar no Celular

Carteira de Trabalho Digital – Baixar e Instalar no Celular

  • por
links patrocinados

A carteira de trabalho digital surgiu como uma forma de facilitar o acesso a este documento, já que agora você pode conferi-la de maneira eletrônica.

Dessa maneira, é possível ter a comodidade de conseguir apresentá-la sempre que necessário, sem a necessidade do documento físico.

É óbvio que a carteira de trabalho física continua a ser emitida, mas somente em caso mais excepcionais.

No entanto, para que você entenda mais sobre este documento digital e consiga utilizá-lo, abaixo está tudo que você precisa saber sobre. É só conferir agora mesmo!

O que é a carteira de trabalho digital?

A carteira de trabalho em forma digital é a mesma coisa que o documento físico, assim ela é um documento essencial na vida dos trabalhadores, pois permite o registro na carteira e assim você passa a ter acesso a todos os direitos trabalhistas.

Contudo, antigamente, este registro era realizado no documento físico, ou seja, na CTPS física, mas hoje este registro acontece na CTPS digital, apenas em casos específicos é que isso não acontece.

links patrocinados

Portanto, nesta carteira digital eletrônica ficam registrados todo o seu histórico como trabalhador, assim como acontece na física.

Logo, a única diferença é que acesso agora passa a acontecer de forma virtual, trazendo mais praticidade e facilidade para o seu dia a dia.

Para que serve?

A CTPS digital surge como uma maneira de tornar a sua vida mais fácil, uma vez que através da carteira eletrônica você consegue ter um acompanhamento mais preciso e rápido dos seus benefícios, bem como da assinatura dela.

links patrocinados

Antigamente, com o documento físico, era preciso que você se deslocasse com ele até o local de trabalho para que fosse assinado, agora todo o processo acontece através do número da mesma.

Em contrapartida, com o app, você acompanha a assinatura, confere seus benefícios e pode realizar contestações com o empregador, caso seja necessário.

Veja também: 

Benefícios da carteira de trabalho eletrônica

Mas afinal, quais são os benefícios em fazer uso dessa carteira de trabalho digital? Bom, há diversos deles e hoje você vai conferir os principais:

  • Integração com base nas informações encontradas no Ministério da Economia;
  • Agilidade no acesso as informações trabalhistas, possibilitando que você passe a acompanhar de perto seus vínculos trabalhistas;
  • Aproveitamento as vagas da melhor forma possível;
  • Agilidade no processo de assinatura da carteira e muito mais.

Passo a passo para fazer a carteira de trabalho digital

Entendendo o que é, para que serve e os benefícios, é chegado o momento de aprender como fazer essa carteira, processo esse bem rápido e prático.

Crie uma conta no Governo Federal

Para que você consiga fazer a carteira digital de trabalho é importante, primeiramente, criar uma conta no Governo Federal.

Para tal, é só você clicar aqui, onde você deve ir para “iniciar” e realizar o seu cadastro mediante as suas informações pessoais.

Então, só informar o seu CPF e em seguida solicite o cadastro da senha, que ser considerada forte para que você consiga realizar o seu cadastro nela.

Caso já tenha uma conta, é só partir para a etapa seguinte, pulando então essa fase inicial.

Acesse a carteira digital de trabalho pelo site

Após a realização do seu cadastro, você será mandado para uma página denominada de “área do trabalhador”, onde você terá uma série de informações.

Dessa maneira, para abrir a sua carteira de trabalho digital basta clicar sobre “carteira de trabalho eletrônica”.

Com isso, você já vai conseguir conferir as informações referentes a sua vida como trabalhador, tendo acesso a todo o histórico de registro, bem como os benefícios.

Acesse a carteira de trabalho digital pelo aplicativo

Se preferir, você também pode acessar a sua carteira digital de trabalho através do aplicativo, que se encontra disponível para download no sistema Android e iOS.

Logo, neste caso, é só preencher os seus dados de acesso ao gov.br para conseguir conferir o aplicativo por dentro, onde será possível ver também informações importantes da sua vida trabalhista.

Perguntas frequentes

Existem algumas perguntas bem frequentes com relação a carteira de trabalho digital e vale a pena sanar cada uma delas. Então, veja as principais!

Nunca pedi a CTPS, terei a versão digital automaticamente?

Sim, de acordo com o órgão responsável pela emissão deste documento, todo cidadão que tem CPF já pode pedir a CTPS digital, tendo acesso a ela de forma eletrônica. Logo, não há necessidade de emitir a versão física.

Não consigo me cadastrar no gov.br e agora?

Caso você tenha dificuldades ou não consiga fazer o seu cadastro no gov.br para ter acesso a carteira de trabalho digital, a recomendação é buscar um banco ou caixas eletrônicos da caixa para resolver este problema.

Carteira de trabalho físico não vale mais?

Ela ainda é válida, mas a versão digital substitui a mesma. No entanto, isso não significa que você deve jogar o documento físico fora, guarde-o, uma vez que ele serve para comprovar registros de trabalhos anteriores.

Afinal, o sistema é eletrônico e pode existir falhas no futuro que podem impedir a sua aposentadoria, assim este documento físico é importante ainda.

Existem informações erradas na minha carteira digital e agora?

Para os contratos de trabalhos antigos, é muito recorrente que existam informações erradas na carteira de trabalho digital.

Então, se você identificar qualquer problema, você deve aguardar o sistema ser atualizado, pois ele passa por constante atualizações e as incorrências são sanadas.

Além disso, muitas vezes serão realizadas campanhas com o objetivo de corrigir estes erros e assim você deve se atentar para comparecer, garantindo que seus dados estejam atualizados.

Contudo, se os erros forem de setembro de 2019 a diante, é importante solicitar ao empregador a correção.

Conclusão

Agora você tem todas as informações mais relevantes acerca da carteira de trabalho digital e já pode então solicitar a sua de forma rápida, prática e simples, pela internet.

Com isso, você consegue ter praticidade e comodidade, uma vez que este documento eletrônico surge como uma forma de substituir o físico, uma vez que é bem mais cômodo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.