Ter um celular roubado ou furtado é uma dor de cabeça daquelas. Mas assim que o desespero passar, a primeira coisa a fazer para proteger seus dados que ficaram armazenados no Android ou Iphone é bloquear o celular.
O procedimento é recomendado oficialmente pela Anatel, a qual, inclusive, revela que o roubo de celulares no Brasil têm crescido nos últimos anos. Segundo os dados de 2019 mais de 1,9 milhões de aparelhos são bloqueados devido roubo ou furto.
Abaixo, segue o passo a passo do que você deve fazer nessa ocasião.
1 – Bloqueie o Imei do celular roubado
O IMEI do celular é um código que cada aparelho possui. Ele é usado para bloquear o seu aparelho, seja iOS ou Android. IMEI significa International Mobile Equipmet Identity, ou Idenficiação Internacional de Equipamento Móvel.
Por ele, é possível bloquear todo o aparelho, em casos de roubo ou extravio. Ele funciona como o chassi do carro ou o nosso RG ou CPF, por isso é único.
Há duas formas de descobrir o código do seu aparelho: próximo à bateria ou digitando *#06#. Esse código também está disponível na caixa do celular, que deve ser guardada para possíveis casos de perda ou roubo – afinal, você precisará do número IMEI para bloquear o aparelho.
Ou seja, não tem como bloquear o IMEI do celular roubado se você não tiver a caixa em casa, afinal, se você chegou até esse post é porque já não tem mais como conferir a identificação no próprio dispositivo.
Como bloquear o iPhone roubado
O sistema iOS tem operações mais avançadas, sendo que desde o Iphone 5 todos os celulares da marca vem com rastreadores, o que fazem com que sejam menos alvos de roubos. Você pode utilizar esse serviço para tentar encontrar o seu dispositivo.
No entanto, se o seu objetivo é mesmo bloquear o celular então siga o seguinte tutorial:
- Acesse o iCloud por outro celular ou um computador (https://www.icloud.com/);
- Faça o login com a sua conta da Apple;
- Clique em “Buscar meu Iphone”
- Primeiramente, ele lhe dará a localização do aparelho
- Se o seu caso foi de perda então opte pelo botão “Modo perdido”, ali você conseguirá colocar uma mensagem para que a pessoa que encontrou o seu celular lhe devolva;
- Já se o caso é de bloqueio mesmo então prefira o botão “apagar Iphone”. Assim, o sistema irá deletar todo o seu conteúdo e configurações do gadget, o que impedirá, inclusive, que o celular seja rastreado novamente.
Como bloquear o Android roubado
Para quem tem Android, a forma mais fácil de bloquear o celular é utilizando o serviço da Google. Confira como fazer:
- Acesse o serviço “Find my device” da Google;
- Acesse com a sua conta Google, a mesma que usa no celular que foi roubado;
- Você terá várias opções, como por exemplo de enviar uma mensagem que ficará na parte inicial da tela ou enviar um aviso sonoro. Selecione a opção bloquear;
Confirme a operação. Pronto, assim o celular não poderá mais ser utilizado e suas informações ficarão devidamente protegidas.
Boletim de Ocorrência
O Boletim de Ocorrência ou apenas BO, é necessário para conseguir o bloqueio do celular usando o IMEI. Esse boletim pode ser feito na delegacia mais próxima ou pela Internet, acessando o site da delegacia on-line de seu estado.
Muita gente não faz o Boletim de Ocorrência porque acha que não dará em nada. No entanto, somente assim você poderá provar que estava com o celular, caso ele seja utilizado em coisas ilícitas. Por esse motivo, mesmo que as chances de recuperá-lo sejam mínimas, faça o BO, a fim de evitar ser acusado por algo que não cometeu.
Ligue para a operadora
Feito o Boletim de Ocorrência, entre em contato com a sua operadora para fazer o bloqueio do chip, para que ele não possa mais ser utilizado em outro celular. Você poderá manter o seu número, basta solicitar essa opção para o atendente durante a ligação.
Durante a chamada, a atendente irá pedir para que você enviei uma cópia do BO por e-mail, pois somente assim o bloqueio de fato poderá ser concluído.
Feito o Boletim de Ocorrência, ligue para a operadora do seu celular e informe o roubo e o desejo de bloquear o aparelho e o chip. A atendente irá pedir para que você enviei uma cópia do BO por e-mail, pois somente assim o bloqueio de fato poderá ser concluído.
Como rastrear seu celular Android roubado
A primeira medida de segurança ao ter um celular roubado é o Boletim de Ocorrência e o bloqueio usando o IMEI. Feito isso, você poderá rastrear o seu celular.
Se você tem um Android, use os passos abaixo:
- Abra o app “config. Google” ou clique em “configuração” e, em seguida, em “Google”;
- Encontre a opção “segurança” e clique nela;
- Clique em “encontre meu dispositivo” e ative essa opção;
- Volte para a “configuração”;
- Ative a “localização”.
Ao seguir esses 5 passos, você deixa o seu celular em modo de rastreamento. Para usar essa função ao seu favor, basta acessar sua conta do Google pelo computador, clicar em “minha conta” e em “encontrar seu smartphone”.
Como rastrear um iPhone Roubado?
Rastrear o seu iPhone roubado é semelhante, pois também precisa ativar a opção antes de perder o aparelho. Para isso, siga os passos:
- Clique em “ajustes”;
- Pressione em “iCloud”;
- Clique em “buscar iPhone” e ative essa opção.
Pronto! Você poderá rastrear o aparelho facilmente, em casos de roubo ou perda. Para localizá-lo, acesse o seu iCloud, pelo navegador e digite e-mail e senha.
Em seguida, você receberia em seu celular o código de verificação, mas, nesse caso, irá clicar em “buscar meu iPhone”. Coloque sua senha novamente e aguarde enquanto o aparelho é rastreado e mostrado no mapa.
Se o seu celular for roubado, seja Android ou iPhone, recomenda-se que faça o Boletim de Ocorrência e, em seguida, o bloqueio do aparelho. Apesar de poder rastreá-lo, em alguns casos, você não conseguirá o aparelho de volta, por isso é importante bloqueá-lo.
Além disso, para que o rastreamento aconteça, o celular precisa estar ligado e com acesso a uma rede de Internet. Se o aparelho estiver fora dessas condições, você verá a última vez que foi possível rastreá-lo, o que nem sempre indicará a localização exata.