Você sabia que é possível deixar o número restrito (privado) nas ligações de qualquer operadora? Isso é independe do sistema operacional que você usa, podendo ser Android ou iOS. Dessa forma, a pessoa para quem você ligar não poderá ver o seu número.
A grande vantagem de deixar o seu número restrito é que você ganha privacidade. Diminuindo as chances de ligações incômodas e fora de horário. A função de deixar o telefone restrito também é conhecida como número privado, restrito, bloqueado, desconhecido ou com nenhum identificador de chamadas.
Sua operadora pode ser Vivo, Claro, Oi, Tim ou qualquer outra que poderá deixar o seu número oculto usando as configurações do próprio aparelho. Saiba fazer isso, abaixo:
Como deixar o número privado no Android
Você sabia que o Android possui muitas funções que não precisam de um aplicativo específico? Deixar o número restrito é uma delas! Para fazer isso, é bem simples. Veja esse passo a passo:
- Clique no aplicativo de “telefone”;
- To que no botão de menu, no canto superior direito;
- Clique em “configurações”;
- Clique em “configurações de chamada”;
- Clique em “configurações adicionais”;
- Procure a opção “ID de chamada” e clique;
- Selecione a opção “ocultar número”.
Pronto! Seguindo esses passos você deixará o seu número restrito, dessa forma poderá fazer chamadas sem que outras pessoas vejam o seu número de celular. É importante lembrar que, após selecionar essa opção, todas as ligações serão feitas de forma restrita. Para desativar, siga os mesmos passos e clique em “mostrar número”. Feito isso, você terá revertido a situação.
Como deixar o número restrito no iPhone
A função de deixar o número restrito também está disponível para quem tem iPhone, sem a necessidade de um aplicativo específico. Basta configurar o seu aparelho para ocultar o ID de chamadas. Para isso, siga os seguintes passos:
- Entre em “ajustes”;
- Acesse os aplicativos da Apple e procure por “telefone”, clicando sobre ele;
- Em “ligações”, a opção “mostrar meu número” deverá estar desativada.
Quando o botão estiver cinza, significa que o seu número está oculto. Você poderá ligar para quem quiser sem que essa pessoa saiba que é você.
Caso queira reverter a situação, use o mesmo passo a passo, no entanto, clique em “mostrar meu número”. O botão ficará verde, o que significa o processo anterior foi desfeito.
Chamadas restritas: tem como descobrir um número restrito?
Deixar um número de celular restrito é bem simples. Inclusive, é uma prática que está se tornando bem comum, já que essa opção está disponível em qualquer aparelho celular – seja antigo ou moderno. Geralmente, o número é ocultado para que as pessoas não possam retornar a ligação.
No entanto, quem recebe esse tipo de ligação, muitas vezes, incomoda-se ou até fica bem curioso em saber quem foi, principalmente quando não atende.
Há uma opção para descobrir quem está ligando de modo restrito. No entanto, é um serviço pago, mas que vale a pena para quem está bem incomodado com esse tipo de situação. Esse serviço, além de mostrar o número que está ligando, também apresenta o nome e o endereço do dono do celular. Ele é o TrapCall.
Passo a passo para identificar um número restrito
Usar o TrapCall é simples, bastando seguir essas orientações:
- Acesse o site oficial trapcall.com
- Clique em “SignUp”;
- Como é um serviço pago, escolha a opção “Bug Trap”, se assim preferir, que é a mais barata.
Feito o seu cadastro no serviço, quando receber a próxima ligação de um número restrito, segure a tentação de atender. O TrapCall irá te enviar uma mensagem com o nome, o número e o endereço do proprietário do celular que está sendo usado nessa chamada.
Esse serviço é ótimo para quem está incomodado com as ligações restritas. No entanto, sempre que você reiniciar o seu celular, irá precisar configurar o TrapCall novamente; caso contrário, não receberá mais as informações dos números bloqueados que estão te ligando.