RG Digital – Carteira de Identidade no Celular

O RG Digital surgiu como uma forma de facilitar bastante o dia a dia das pessoas, já que através dele você consegue ter a sua carteira de identidade no celular.

Portanto, é uma maneira de garantir que você consiga acessar o documento sempre que precisar, tendo acesso aos dados e informações dele sempre problema algum.

Contudo, há sempre muitas dúvidas acerca dele: o que é? Como emitir? Quem pode tirar a carteira de identidade digital?

Logo, para sanar todas essas dúvidas e muitas outras, abaixo está tudo que você precisa saber hoje sobre a o RG online. Confira agora mesmo!

O que é o RG Digital?

Para começar, é fundamental que você entenda do que se trata esse RG online, que ainda é desconhecido por algumas pessoas hoje.

Em suma, fala-se aqui em um aplicativo que foi lançado pela Polícia Civil em 2020 para que as pessoas tenham acesso ao RG através do celular, de forma digital.

links patrocinados

Desse modo, através dele você consegue ter acesso ao seu documento de identificação sempre que precisar, podendo até mesmo baixar o documento em PDF no seu smartphone.

Inclusive, é interessante mencionar que o RG online tem aceitação em todo território nacional, sendo então um documento válido, assim como acontece com o documento físico.

Além disso, com ele você tem acesso a uma série de informações interessantes e que podem ser utilizadas sempre que você precisar, como o número do RG, por exemplo.

Aliás, as vantagens não param por aí, com esse RG online ainda é possível adicionar outros dados relevantes também, como:

  • CNH;
  • Título de eleitor;
  • Tipo sanguíneo;
  • Cartão Nacional de Saúde;
  • NIS/PIS/PASEP, dentre outras informações que podem ser relevantes.

Logo, fica claro que este documento digital surge como uma forma de garantir mais praticidade e facilidade no dia a dia.

Vantagens do RH online

Mas afinal, por que emitir o RG digital? Bom, então fique ciente de que há várias vantagens em tirar este documento, dentre elas é interessante mencionar:

  • Com o app digital do documento de identificação você consegue manter os documentos físicos em um lugar protegido;
  • O aplicativo contém senha ou confirmação biométrica, ficando assim muito mais seguro;
  • É possível fazer o download da identidade em PDF no seu smartphone e acessar quando precisar;
  • Contém todas as informações e dados em um único documento;
  • Caso perca ou esqueça a carteira de identidade física, o RG digital tem a mesma validade.

Quem pode tirar o RG Digital?

Uma dúvida muito comum e que sempre surge entre as pessoas é: mas afinal, quem pode tirar o RG online?

Para começar, é fundamental compreender que este documento hoje só se encontra disponível para aqueles que tenham o RG emitido em São Paulo.

Dessa maneira, é fundamental que o seu documento tenha sido tirado neste estado para que você tenha acesso a carteira de identidade digital.

Entretanto, não para por aí, só pode tirar o RG também quem possui no documento físico o QR Code.

Assim sendo, se você tem a o RG emitido em São Paulo, mas o documento não tem o QR Code, para emitir a carteira digital é importante atualizar o documento físico.

Para tal finalidade, é só comparecer presencialmente até um dos pontos de identificação da Polícia Civil e solicitar a 2ª via.

Com isso, o novo documento virá automaticamente com o QR Code que vai permitir que você faça a emissão da versão digital para obter todas as vantagens e benefícios que conheceu acima.

Como fazer o RG Digital?

A partir do momento que você tem todas as informações acima, é chegado a hora de aprender a tirar o RG pela internet.

Para que este procedimento se torne mais fácil e simples, abaixo você vai conferir o passo a passo completo. Veja:

  • Primeiro você deve garantir que o seu documento de identificação físico tenha o QR Code;
  • Em seguida, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e procure pelo app RG Digital São Paulo, disponível para Android e iOS;
  • Após instalado o app, clique em “adicionar RG”;
  • Este é o momento que você vai apontar a câmera do aplicativo para o QR Code presente no documento físico e aguardar a leitura do código;
  • Feito isso, você precisa aceitar os termos, clicando em “li e concordo com os termos”;
  • Clique em “iniciar o reconhecimento” para que seja realizado o reconhecimento fácil através da câmera;
  • Confirmado a sua identidade, você deve criar uma senha de 4 dígitos para acessar o aplicativo sempre que precisar;
  • Por fim, agora é só aguardar a confirmação da emissão do RG e em seguida clicar em “visualizar RG”;
  • Então, agora que ele foi emitido, para acessá-lo sempre que precisar é só clicar em “RG Digital” na tela do seu smartphone.

Caso queira, é possível navegar pelo aplicativo e você vai conferir uma série de recursos, como a emissão da 2ª via do documento físico, por exemplo, além da possibilidade de exportar o RG em PDF.

Quanto custa o RG Digital?

Com certeza uma das maiores dúvidas que os usuários possuem é sobre o valor do RG online. Logo, a boa notícia é que este documento não possui qualquer valor.

Então, você pode realizar a emissão dele sem qualquer custo, conseguindo assim o acesso a todas as vantagens que conferiu acima.

Ah, é interessante até citar que este documento pode sim substituir o documento físico, sendo esta versão digital válida em todo território nacional.

Sendo assim, caso seja solicitado que você apresente o documento de identificação, mas você não esteja com ele fisicamente, é só acessar o aplicativo e mostrar o RG Digital, que tem a mesma válida e veracidade.

Conclusão

O RG Digital surge como uma alternativa para que se tenha mais praticidade e agilidade ao acessar este documento, que agora pode ser exibido através da tela do seu smartphone.

Afinal de contas, como já dito, ele tem validade igual ao documento físico e é aceito em todo território nacional sem qualquer tipo de problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo