Pular para o conteúdo
Brasil 360 » Educação » Cursos » Curso de Soldador com Graduação Tecnológica – Senai

Curso de Soldador com Graduação Tecnológica – Senai

  • por
links patrocinados

O curso de soldador do Senai está na lista dos cursos mais procurados pela instituição pelo fato de ser um curso que o aluno já sai totalmente preparado para ingressar no mercado de trabalho, sem contar também que é uma área na qual, existe uma certa facilidade em montar seu próprio negocio e trabalhar pra si.

Nesse curso o aluno será capacitado para coordenar tecnicamente as equipes de soldagem, prestar suporte técnico à preparação das atividades e assessorar a elaboração de projetos de componentes ou equipamentos soldados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança, e de meio ambiente.

É uma ótima oportunidade até mesmo para aqueles que já atuam na área mas não possuem especialização, muitos dessas pessoas se interessam pelo curso pra estarem se atualizando na área e também pra está garantindo o seu certificado, pois todos sabemos que as empresas estão cada vez mais exigentes.

Outros Cursos Gratuitos

Curso de Soldador com Graduação Tecnológica – Inscrição

Alguns pré-requisitos devem ser preenchidos para você poder se inscrever no curso de soldador do Senai, na verdade, um pré-requisito: estar cursando ou ter concluído o ensino médio, de acordo com a forma de oferta, conforme preconiza a legislação vigente.

Atendendo esse requisito você pode se inscrever de duas maneiras: dirigindo-se até a secretaria da unidade que você deseja cursar, portando os documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de escolaridade ou fazendo a inscrição pela internet, comparecendo à unidade somente do dia marcado para entrega dos documentos e efetivação da matrícula. Para fazer sua inscrição pela internet, siga o passo a passo abaixo:

  • Entrar no site oficial do Senai www.mundosenai.com.br
  • Clicar na opção ‘Senai;
  • Escolher sua localidade (estado e cidade);
  • Preencher todo o formulário com seus dados completos;
  • Clicar em ‘Inscrever’.

A inscrição para o curso de soldador estará concluída, contudo, para validação e efetivação da matrícula, você deve se dirigir à unidade escolhida na data estabelecida e de posse dos documentos informados no ato da inscrição. Vale lembrar que o Senai possui um programa chamado ‘Programa de Gratuidade Senai’, que oferece bolsas de estudos para determinados alunos, em especial aqueles que se encontram sem condições de arcar com os custos do curso.

links patrocinados

O Governo também procura incentivar a profissionalização, tanto é que existem programas como o FIES e o Prouni que ajudam financeiramente os alunos nessa etapa, dependendo do tipo de curso. Para maiores informações acesse as páginas do Senai e dos programas do Governo para saber as condições e especificações.

Como funciona o curso?

O curso funciona de forma presencial na unidade Senac escolhida pelo próprio aluno no momento da inscrição, tem uma carga horária total de 1200 horas é considerado um curso de nível médio e técnico.

links patrocinados

O objetivo do curso é ensinar ao aluno como coordenar tecnicamente as equipes de soldagem, prestar suporte técnico à preparação das atividades e assessorar a elaboração de projetos de componentes e/ou equipamentos soldados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança, e de meio ambiente.

É uma ótima oportunidade pra pessoas que tem interesse em fazer o curso com o intuito de entrar no mercado de trabalho, sem contar que existe uma facilidade maior de entrar em empresas pelo fato também do senai ser uma instituição nacionalmente conhecida.

Conteúdo trabalhado no curso

Durante o curso é abordado muitos assuntos que com certeza vão agregar de uma forma positiva na carreira profissional do aluno, sem contar que as aulas além de teóricas são também práticas na qual o aluno aprende fazendo, que é uma das formas mais eficaz de ensino. Separamos aqui um pouco do conteúdo que será aplicado:

Carga horária → 140

Objetivo geral → Propiciar a aquisição de noções das tecnologias de corte e soldagem e dos fundamentos que permitem compreendê-los (considerando processos, terminologias, simbologias, sistemas de medidas, máquinas e equipamentos), de modo a favorecer a formação de uma visão geral das diferentes variáveis que constituem o contexto de atuação do Técnico em Soldagem, além de permitir, ao aluno, o reconhecimento da importância da soldagem no universo da fabricação metal-mecânica.

Ambientes pedagógicos → Termômetro, Oficina de solda, Paquímetros, Periódicos, Régua graduada, Sala de aula.

Materiais → Consumíveis para soldagem (vareta de aço carbono, bobina de arame para solda, antirrespingo de silicone, bico de contato, porta bico de contato, difusor de gás para tocha MAG, eletrodos, porta-eletrodo, acendedor para maçarico, agulheiro para maçarico (limpador), chapas e tubos etc.), Lápis de Fusão, Computadores, Biblioteca, Internet, laboratório de informática.

Máquinas → Máquina de solda para o processo TIG, máquina de solda para o processo MAG, máquina de solda para o processo eletrodo revestido, máquina de solda MIG MAG pulsado, máquina de solda com circuito controlado (RMD ou STT), máquina manual de corte plasma, esmeriladeira, retificadeira, afiador de tungstênio, conjunto para soldagem a arco submerso, moto esmeril de coluna,

Equipamentos → Estufa de tratamento para eletrodos, estufa de armazenamento para consumíveis, estufa de manutenção para eletrodo, estufa portátil, equipamento de solda automatizado (robô), equipamentos de proteção individual e coletiva, equipamento de oxicorte, mecanizado (tartaruga).

Ferramentas → Acendedor para maçarico, conjunto de chave de boca, agulheiro, picadeira com mola, lima com cabo de madeira, escova manual de aço carbono, escova rotativa de aço carbono, escova rotativa de aço inox.

Instrumentos → Gabarito e trena, Bibliografia específica, Manômetro, Kit multimídia (projetor, tela, computador, internet) e Software (editores de textos, planilhas, software para apresentação).

Carga horária40.

Objetivo geral → Propiciar o desenvolvimento dos fundamentos técnicos e científicos relacionados às ciências físico-químicas, de modo a favorecer o entendimento dos princípios dos processos de corte e soldagem;

Ambientes pedagógicos → Computadores, Internet, Periódicos, Sala de aula, Kit multimídia (projetor, tela, computador, internet), Biblioteca e Bibliografia específica.

Fizemos esse artigo com o intuito de ajudar você que clicou no nosso site porque está a procura de uma qualificação para ter mais oportunidades no mercado de trabalho, ou até mesmo pra você que já atua na área mas quer se especializar, então antes de sair não esqueça de deixar o seu comentário e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando...