Carregando...

CNH Digital – Saiba como baixar e usar em seu celular

links patrocinados

A CNH Digital surgiu como uma forma de garantir mais praticidade e agilidade no acesso a este documento, que funciona de forma parecida a Carteira Nacional de Habilitação física.

Em suma, esta versão digital nasceu em 2018 e no ano de 2020 já haviam sido realizados mais de 10 milhões de downloads da mesma, visto que ela proporciona segurança e economia.

No entanto, mesmo existindo há quase 4 anos, ainda há várias dúvidas relacionadas a versão digital da CNH e é importante sanar todas elas.Afinal de contas, o objetivo é que a versão digital da CNH mude a maneira como as pessoas acessam a este documento na sua rotina de trânsito, evitando dores de cabeça em abordagens rotineiras das autoridades nas ruas.

Sendo assim, hoje você vai conferir do que ela se trata, aprendendo como baixar e utilizar no seu smartphone esta versão moderna e simples. Confira agora mesmo todas as informações!

Veja também:

Mas afinal, o que é a CNH Digital?

A CNH na versão digital nada mais é que uma modalidade da CNH física, pois ela armazena todas as informações do documento impresso, tendo a facilidade de ser acessada através do celular, de onde você estiver e sem a necessidade de se ter conexão com a internet. Simples assim!

Entretanto, apesar de surgir para garantir praticidade e facilidade no dia a dia, ela não está disponível ainda para todos os motoristas brasileiros.

Isso porque, para ter acesso a ela é importante que o motorista tenha a CNH com QR Code no verso, já que este código é utilizado no momento de baixar a CNH diretamente no celular, possibilitando a identificação do documento físico e as informações dele.

links patrocinados

Inclusive, desde o ano de 2017 vem sendo impresso as carteiras de motoristas com este QR Code escaneável.

Contudo, se você não tinha a CNH com este QR Code, a dica é ir até o Detran e fazer a emissão de uma nova mediante um pagamento, já que só assim você terá direito a versão digital deste documento.

Porém, se preferir, você pode aguardar até a data de vencimento do documento físico, já que assim você terá direito a um novo com QR Code, o que permite o acesso a CNH Digital.

links patrocinados

Como baixar e cadastrar?

Agora que você sabe do que se trata a CNH na versão digital, é chegado o momento de aprender como realizar o download da mesma, que é um processo bem simples!

Baixe o aplicativo no seu smartphone

O primeiro passo que você precisa fazer é acessar a loja de aplicativos do seu smartphone ir até a barra de pesquisas e procurar por carteira de motorista digital.

Inclusive, aqui é interessante dizer que ele se encontra disponível gratuitamente para Android e iOS, logo você não vai ter problemas em encontrar o app.

Realize seu cadastro

A etapa seguinte é realizar o seu cadastro através da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal.

Sendo assim, com o aplicativo baixado e aberto no seu smartphone, é só clicar em “entrar” e acessar o gov.br, se você tiver cadastro, é só preencher seu CPF e a senha.

Caso não tenha cadastro no gov.br, será necessário fazê-lo mediante algumas informações simples, além da confirmação de alguns dados também.

Valide seu cadastro

O passo seguinte para o cadastro da CNH Digital é validar as suas informações, comprovando a autenticidade do seu acesso, assim será enviado um e-mail ou SMS para o seu celular e deve informar o mesmo no aplicativo.

Cadastro da CNH Digital

Até aqui você acessou a sua conta e é o momento de realizar o cadastro da CNH online e assim você deve clicar em “habilitação”, localizado no menu do aplicativo e validando assim o seu documento.

Hoje você pode fazer esse cadastro através:

  • Certificado digital;
  • Reconhecimento facial.

Lembrando que durante as informações preenchidas você vai precisar, obrigatoriamente, fazer a leitura do QR Code da sua CNH física.

Por conta disso, é muito importante que você tenha acesso ao documento físico com este código escaneável, caso contrário não será possível ter acesso a CNH digital.

Em todo caso, se você tiver algum problema no momento de emitir a versão digital da sua CNH, a recomendação é sempre entrar em contato direto com o Detran do seu estado.

Afinal de contas, este órgão é o responsável pela emissão deste documento e pode lhe passar as orientações corretas acerca do acesso a versão digital do CNH.

Quando usar a CNH Digital?

Agora você já sabe que é muito fácil ter acesso a versão digital da CNH e deve estar se questionando: mas quando utilizar a versão digital?

Ora, a versão digital da CNH pode ser utilizada em qualquer ocasião, pois ela tem a mesma finalidade da versão impressa.

Então, se você for parado por uma blitz durante o seu dia a dia, por exemplo, e não estiver com o documento físico, basta acessar seu celular e abrir o aplicativo da CNH.

Dessa maneira, é só apresentar o documento através do celular para a autoridade do trânsito, que deve aceitar obrigatoriamente este documento, visto que ele tem a mesma validade que o impresso.

Além disso, a CNH Digital pode ser acessada de forma offline, assim você pode conferir a apresenta-la mesmo quando estiver sem internet, por exemplo.

Portanto, é uma forma de garantir agilidade e praticidade no dia a dia, evitando que você tenha dores de cabeça na rotina do trânsito.

No mais, a CNH na versão digital também funciona como um documento de identificação, que pode até mesmo substituir o RG caso você não esteja com ele no momento que for solicitado, visto que tem uma foto de identificação.

Conclusão

A CNH Digital é uma versão moderna e tecnológica do documento físico, podendo substituir o mesmo nas abordagens de trânsito no dia a dia e pode até mesmo ser utilizado como documento de identificação.

No entanto, é importante que o seu documento físico tenha o QR Code, visto que ele deve ser utilizado no momento de garantir a sua identificação e assim realizar o cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo